Arraial do Cabo - RJ

 

19 de maio de 2006.

Arraial do Cabo é um lugar que gostamos muito. Águas limpas e claras, contrastando com a suja baia da Guanabara, fizeram-nos matar a vontade de praias e mergulhos. Existem muitos peixes no local e é fácil se pescar para o almoço. A linda praia do Forno é maravilhosa para pernoite e, tanto ela como a praia dos Anjos, são ótimos abrigos para mau tempo. Vale ainda a visita à praia do Farol, na ilha de Cabo Frio, que é maravilhosa.

Para quem vem do sul é melhor entrar pelo estreito Boqueirão, pois do lado de fora da Ilha de Cabo Frio a correnteza é muito grande. O problema fica por conta do grande banco de areia que há no meio do caminho para se chegar em Arraial. O caminho que fizemos, que é o canal de maior profundidade, consiste em seguir reto até a ponta que se visualiza da ilha de Cabo Frio quando se entra reto pelo canal. Daí para frente é encostar na ilha de Cabo Frio e passar bem perto, a uns 15 metros da costa até passar os bancos de areia (muito visíveis em dias de sol). Então pode-se virar para a praia dos Anjos ou praia do Forno sem sustos (veja caminho traçado no mapa).

A população é muito atenciosa e simpática.

Na praia dos anjos pode se parar perto das escunas de turismo (nós paramos na frente do primeiro píer) e usar o porto de pescadores para descer em terra, deixando o botinho amarrado no píer.

Na cidade há supermercado e posto de gasolina para comprar diesel. Materiais de pesca e vários itens náuticos podem ser achados nas lojas locais para pescadores. Iscas para pescar podem ser encontradas nas várias peixarias do porto.

 

Locais onde ancoramos – linha vermelha é o canal de entrada que usamos

e é o local do canal mais fundo, apesar de não aparecer na carta.